A Praça Popular - um
dos pontos com maior concentração de pessoas e conhecido pela diversidade de
bares e restaurantes - foi palco, na noite deste sábado (22), de uma campanha
voltada ao trânsito. Além de educar de forma divertida e interativa, os Sombras
e palhaços com perna-de-pau deram dicas a motoristas, motociclistas e pedestres
de como podem ser realizadas consultas sobre o veículo e a Carteira Nacional de
Habilitação (CNH) apenas por meio de uma mensagem de texto.
Os sombras
mostraram, de uma forma descontraída, que ao enviar um torpedo para o número
49116 com o número do CPF, por exemplo, a pessoa receberá informações a
respeito de multas, pontos acumulados na certeira ou a data de vencimento da
habilitação. Ainda foi divulgado que se for enviado o código Renavan, as
pessoas receberão aviso referente ao veículo, como do IPVA e licenciamento.
Mais de meio milhão
de pessoas já consultaram o serviço da Fidelity Mobile, empresa desenvolvedora
do sistema que é pioneiro no País. A resposta da consulta é instantânea, em
cerca de dois segundos os dados são enviados ao celular. Todas as operadoras de
celular estão sincronizadas e as informações podem ser solicitadas de qualquer
lugar.
“Além dos 141
municípios de Mato Grosso, a consulta pode ser realizada de qualquer parte do
Brasil”, detalha Kássia Regina Masson, diretora de negócios da Fidelity Mobile.
Com a ação deste
sábado, o número de consultas devem crescer ainda mais. “Agora vão ser mais de
500 mil acessos, pois eu acabei de fazer a consulta da minha CNH. Essa
tecnologia está mais que aprovada, é um sistema inteligente e inovador”,
elogiou o servidor público André de Almeida, 29 anos.
Para obter os dados,
o celular não precisa sequer ter acesso a internet. A praticidade e a agilidade
do serviço chamou a atenção da psicóloga Lúcia Barrossi, que ainda não conhecia
o sistema. Ela testou o serviço logo após os sombras arrancarem risadas dela.
“Agora que conheci esse sistema super prático vou fazer a divulgação do número
49116 para meus amigos, vizinhos e familiares”, disse entusiasmada.
Os Sombras passaram
de bar em bar, de mesa em mesa, e chamaram a atenção de quem estava na Praça
Popular. Com placas no formato de um aparelho celular, modelo iPhone, eles
simulavam o envio do torpedo.
“Nos tempos modernos
é importante ter um serviço prático e que está ao alcance das mãos”, ponderou a
estudante de direito Amanda Lopes. Ela ainda elogiou a forma de divulgação do
serviço de consulta do Detran. “Eles [os Sombras] imitaram os passos e gestos
das pessoas. Além de ter informação do sistema tivemos descontração”,
completou.
A Fidelity Mobile,
com a inovação na tecnológica mobile, é a atual vencedora do prêmio FINEP de
Inovação em duas categorias: 1ª lugar Pequena Empresa e 2º lugar na categoria
Gestão da Inovação (região Centro-Oeste). Além de ter sido eleita, em 2010,
para o World Summit Award (WSA Mobile Contente) - o maior prêmio de mobilidade
do mundo, realizada em parceria com as Nações Unidas (ONU) - o melhor case
brasileiro na categoria “M-Government & Participation” com o projeto
Fidelity Consulting LA 49116, destinado a consultas dos usuários do Detran.
Pela utilização do serviço de mensagem, às operadoras de telefona móvel cobram
R$ 0,31. Fonte: Midias News 26/06
0 comentários:
Postar um comentário