O
Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11), em
dois turnos de votação, a Proposta de Emenda à Constituição 55/11, que
viabiliza a criação de órgãos específicos para cuidar da segurança
viária no âmbito dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. De
autoria do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), a proposta foi aprovada na
forma do substitutivo da comissão especial. O texto será enviado ao Senado.
A PEC foi aprovada por unanimidade nos dois turnos (354 votos no primeiro e 383 votos no segundo turno).
O texto
do relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB), relaciona as atividades
ligadas ao trânsito em novo parágrafo da Constituição, no artigo que
trata da segurança pública. O texto original da PEC tratava de
segurança viária e de guardas municipais no mesmo parágrafo. O relator
quis evitar confusão entre os dois temas, pois as guardas municipais já
estão previstas na Constituição.
Entre
outras atividades previstas em lei, os órgãos de segurança viária
tratarão da educação, da engenharia e da fiscalização no trânsito para
assegurar ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente. “Esses
três elementos formam o tripé do conceito de mobilidade urbana
eficiente”, afirmou o relator.
Carreira dos agentes
Efraim Filho ressaltou que a proposta abrange os fiscais de trânsito de estados, do Distrito Federal e dos municípios, garantindo regime condizente com a importância da atividade e com a necessidade de estruturação em carreira.
Efraim Filho ressaltou que a proposta abrange os fiscais de trânsito de estados, do Distrito Federal e dos municípios, garantindo regime condizente com a importância da atividade e com a necessidade de estruturação em carreira.
“O
texto também diferencia fiscalização de trânsito, atividade a ser
executada por órgãos próprios, da preservação de patrimônio público,
atividade já executada atualmente pelas guardas municipais”, afirmou
Efraim Filho.
O
relator lembrou que o Plano Nacional de Redução de Acidentes e
Segurança Viária para a Década 2011–2020 está fundamentado em cinco
pilares: fiscalização, educação, saúde, infraestrutura e segurança
veicular.
Esse
plano foi elaborado em consonância com a decisão da Organização das
Nações Unidas (ONU) de proclamar oficialmente o período de 2011 a 2020
como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. O objetivo da
ONU é estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a
tendência crescente de mortes e ferimentos graves em acidentes no
trânsito.
Código de trânsito
Segundo o deputado Hugo Motta, após o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em vigor desde 1997, a Constituição ficou defasada nesse ponto, pois o código atribui mais competências aos municípios. “A proposta melhorará a fiscalização do trânsito nas cidades, hoje uma das maiores causas de mortes e de incapacitação física”, defendeu Motta.
Segundo o deputado Hugo Motta, após o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em vigor desde 1997, a Constituição ficou defasada nesse ponto, pois o código atribui mais competências aos municípios. “A proposta melhorará a fiscalização do trânsito nas cidades, hoje uma das maiores causas de mortes e de incapacitação física”, defendeu Motta.
De
acordo com o autor da proposta, a Constituição de 1988 também não
previa a criação desses órgãos porque o trânsito ainda não era complexo
nas grandes cidades, como é atualmente. “Não podemos imaginar o
trânsito organizado sem os agentes. A proposta faz justiça com esses
profissionais que orientam os motoristas e previnem acidentes”, afirmou.
O texto
original previa ainda a regulamentação por lei do piso salarial dos
guardas municipais e dos agentes de fiscalização do trânsito, mas o
texto da comissão especial menciona somente a organização em carreira
dos órgãos ou entidades executivos e seus agentes de trânsito, no
âmbito dos estados, dos municípios e do DF.
Fonte: Agência Câmara Notícias
1 comentários:
Perfeita essa PEC, pois separa os profissionais concursados originalmente para o cargo de agente de trânsito, dos atuais Guardas municipais que foram jogados nas ruas com um talão na mão fazenda tremendas barbaridades, exemplo é o município de Niterói que em 2004 fez concurso para o cargo de agente de trânsito, mas depois por debaixo dos panos deu talão para os guardas municipais que só fazem lambanças!!!!
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